Grupo Esparrama atua com 3000 crianças em projeto teatral
- Laila Merola

- 20 de ago de 2021
- 4 min de leitura
Trinta escolas de diferentes regiões de São Paulo e Minas Gerais irão participar das ações do projeto Circulação do FIM?, em que o Grupo Esparrama une teatro e pedagogia para falar com as crianças de um jeito muito divertido sobre consumo consciente, cultura de paz, empatia, respeito às pessoas e à natureza

Grupo Esparrama se alia às escolas e usa o teatro para falar de meio-ambiente e diversidade
Diante da necessidade de adaptar a temporada presencial para o virtual, em razão da pandemia da COVID-19, o Grupo Esparrama transformou seu projeto teatral em uma ferramenta de apoio para professores e estudantes de trinta escolas de diversas regiões de São Paulo e do Brasil.
Com o projeto “Circulação do FIM?” contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, o grupo abusou da criatividade para se inserir no universo das lives, se aliando à escolas para lives educativas e à artistas de múltiplas linguagens com apresentações para o grande público.
Até 23 de setembro, às quintas e sextas-feiras, às 15:00, acontecem as lives especiais para escolas em que o premiado espetáculo FIM? do Grupo Esparrama será exibido com tradução em Libras e interação simultânea do elenco.
Até o momento são trinta escolas inscritas das cidades de Bauru, Guarulhos, Mairiporã, Manduri, Poá, Santo André, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto, em São Paulo e de Ituiutaba e Belo Horizonte (Minas Gerais).
Cerca de 3000 crianças estão inscritas para participar das ações e as escolas interessadas ainda podem se inscrever para participar através do formulário fixado na página do grupo no Facebook ou na bio do Instagram @grupoesparrama
As escolas participantes receberão gratuitamente um material de apoio com propostas que dialogam com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da ONU, produzido em parceria com a educadora Laila Sala e a ilustradora Marina Silva.
O material será composto pelo “Almanaque do Fim”, um caderno de atividades lúdicas, um site com materiais exclusivos para profissionais da educação com referências e sugestões, ampliando possibilidades de abordagens dos temas em sala de aula e uma série de vídeos lúdicos de apoio, com o elenco de palhaçaria do grupo introduzindo as propostas sugeridas no site e no caderno do aluno.
Para o grande público, nos dias 21 e 22 de agosto de 2021, às 15:00, o Grupo Esparrama realiza lives da temporada “Conheça Outro Fim”, que serão transmitidas no Facebook do Grupo Esparrama (www.facebook.com/grupoesparrama) com tradução em Libras.
Artistas de múltiplas linguagens apresentam releituras poéticas de temas abordados em seu premiado espetáculo “FIM?”, como a necessidade de recuperar a natureza e a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis, além de tratar do fim que pode se dar pela falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.
Na live de sábado, dia 21 de agosto de 2021, às 15:00, acontece um bate-papo com o ator e diretor Marcelo Peroni e a atriz e produtora cultural Aline Volpi, que são integrantes da Catarsis Produções.
Membro da ASSITEJ Brasil, associada ao Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), a Catarsis Produções possui importantes projetos para infância como o festival “Um novo Olhar: Festival de Teatro para Primeira Infância” e o espetáculo “É tudo família!”, que ganhou o Prêmio APCA de melhor espetáculo de teatro infantil com texto adaptado, está entre os finalistas ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem em três categorias, além de ter sido eleito melhor espetáculo infantil da temporada 2018 pelo Jornal O Estado de São Paulo. E na live de domingo, dia 22 de agosto, às 15:00, a Cia Usfulano formada por Nilton Marques e Sandro Gattone, atores e bonequeiros com mais de dez anos de atuação e passagens pelos programas Cocoricó, Tá Certo?, Que Monstro te Mordeu e Casakadabra, todos da TV Cultura. O grupo fará uma releitura do espetáculo “FIM?” através do Teatro de objetos, empolgando adultos e crianças como se estivessem assistindo o espetáculo pela primeira vez, sem perder a essência, a mensagem e os questionamentos da obra original. “Convidamos a todos a viajar nesta proposta que, através da ressignificação do uso dos objetos, estimula a imaginação, coisa que as crianças fazem de maneira tão fácil e corriqueira”, explica o grupo. O espetáculo FIM? foi criado pelo Grupo Esparrama em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017. Acompanhe a temporada em:
www.facebook.com/grupoesparrama e www.instagram.com/grupoesparrama SERVIÇO: “Conheça Outro Fim” Com Grupo Esparrama e pessoas convidadas SINOPSE: Temporada de lives com artistas de diversas linguagens levando para o universo infantil com muita poesia e delicadeza, temas complexos como a necessidade de preservação do meio ambiente, a importância da empatia e a necessidade de diálogos mais saudáveis na sociedade. Grátis - Classificação Livre Acessibilidade: Tradução em Libras Onde assistir: Facebook do Grupo Esparrama - Link: www.facebook.com/grupoesparrama Quando: 21 de agosto de 2021 - Participação: Grupo Catarsis Quando: 22 de agosto de 2021 - Participação: Sandro Gattone e Nilton Santos - Teatro de Animação Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini - Cel: (11) 99568-8773 - lucigandelini@gmail.com
_________________________________________________________________________________________
Laila Merola é publicitária, terapeuta emocional e escritora, sendo autora do Projeto As Garotas do Calendário e vários livros com temas para o Universo Feminino, e de livros infantis - Coletânea Crescendo e Feliz. Visite seu canal no you Tube!









Comentários