top of page

Vintage ... Meu estilo...


ree

Quando falamos em Vintage, estamos falando de coisas antigas, coisas que nos remetem ao passado e que fica marcado por sua beleza, estilo, história.

Vintage é um marco de tempo que nos trás saudades, que nos faz lembrar de algum fato ou objeto, ou algo que sentimos, mas não conseguimos assimilar e que só a esta lembrança, sentimos nossos corações aquecidos e satisfeitos.

Eu vivo o meu presente, mas confesso, eu adoro as lembranças do passado como desenhos animados (eram mais delicados e bonitos do que os atuais), cosméticos, estilo de roupas e acessórios, decoração então! Eu tenho coleção de telefones antigos (alguns legítimos e outros, lindas réplicas), máquinas de datilografia (tem gente que nem sabe o que é), postais, xicaras, mascaras... E eu poderia ficar por horas dando lindos exemplos, afinal por 12 anos da minha vida eu fui proprietária de um brechó e foi minha grande paixão.

A primeira vez que tive contato com um brechó, foi há mais de 30 anos em uma viagem para a Europa, e daí para frente eu decidi que um dia trabalharia com isso. Mas a mentalidade das pessoas aqui no Brasil na época em que abri a minha loja e ainda por cima, em um bairro que na ocasião era pequeno e em expansão- não ajudava muito. Difícil explicar que tudo pode ser reciclado e reutilizado, que isso é um estilo de vida, que o mundo mudou que você poderia adquirir algo valioso por um ótimo custo e assim por diante. Mas eu não desisti, insisti até ser o melhor e maior brechó da minha região. Muitas amigas, parentes e clientes compraram minha ideia e foi um sucesso, até que muitos banalizaram a concepção do antigo, com bazares comuns e sem história. Trabalhei com peças riquíssimas de antiguidades e roupas e acessórios de marcas famosas, onde muitas pessoas tiveram a chance de ter o melhor pelo melhor preço.

Vintage, que tem como significado: “vindima, colheita da uva”. Uma conotação de “velho e bom”, como um vinho de boa safra. Refere-se a coisas antigas que conservam ou aumentam de valor com o passar do tempo. E é sobre isso que eu realmente quero chamar sua atenção. Será que realmente esta coisa de que tudo que é antigo, de outros tempos e outra época é o melhor? Não posso afirmar pela maioria, mas vou dizer uma coisa... Sinto muitas saudades de quando eu era criança e ia até a mercearia para minha mãe e avó, eu atravessava a rua tranquilamente e meu cachorro ia ao meu lado com a intenção de me proteger, mas era tudo tão mais tranquilo!!! Eu brincava na rua, corria de um lado ao outro com as crianças do bairro. A gente ria alto, gritava e eu me sentia feliz com qualquer coisa que tinha a mão, e creia, não era muito não, mas era o suficiente. Lembro-me de trocar cartas com membros de minha família e amigos queridos, das férias no interior, de comer frutas nas arvores, da TV em branco e preto, das margaridas no meu quintal com abelhas que já estão em extinção, de sentarmos todos juntos à mesa para as refeições e de ir a pé para a escola tocando a campainha das casas e correndo.

Convivi com pessoas mais velhas e aprendi que o respeito é um tesouro e que nossa infância molda o nosso futuro e que Deus é igual para todos, mas principalmente que tudo podemos conseguir se a gente realmente assim quiser.



ree

Eu sou muito sensitiva, quem me conhece sabe, e eu tenho um dom muito especial que é sentir o cheiro de coisas que penso, é uma reação sensitiva muito prazerosa, pois quando penso em fogão a lenha, madeira, milho cozido, amoras e outras mais... Eu sinto o perfume destas coisas e a sensação de viagem ao passado é muito feliz para mim, é muito familiar. Costumo dizer que tenho visões dos sentidos porque também, quando vejo objetos antigos como os tais telefones, livros, casas (Deus como amo casas antigas com ar Dark e grandes escadarias - adoro escadas e me vejo sempre subindo cada degrau), cosméticos antigos, enfim tanta coisa linda! Eu viajo sem perceber. Talvez seja alguma ligação em vidas que já passaram, e estas vidas se manifestam quando olhamos e tocamos , quando ouvimos e sentimos e degustamos lembranças que estão vivas em algum canto perdido de tempo, de memória e sentimentos. Eu realmente creio que trazemos para nosso presente atual, um fio que nos liga a um passado de vida e isso fica registrado de alguma maneira, e a uma pequena oportunidade que surge... Tudo isso vem à tona com força para nos lembrarmos que muitos são os mistérios neste Universo infinito de Deus.



Como eu já disse, isso tudo é uma reflexão compartilhada com vocês, um sentimento gostoso de saudades, um gostar de uma época em que não me lembro, mais sei que vivi intensamente e cada contato visual que tenho com estas partes, meu coração bate forte com emoção e alegria e continuo buscando sempre minha história, minha essência em cada etapa, mas sempre pisando no Presente e aprendendo com esta fase Vintage, mas tendo total consciência do meu Universo!


ree

_________________________________________________________________________________________

Laila Merola é publicitária, terapeuta emocional e escritora, sendo autora do Projeto Garotas do Calendário, do e-book Menopausa - Um Guia Prático e da série de livros infantis - Crescendo e Feliz.

Comentários


Obrigada por assinar!

www.lailamerola.com

11 99614-9290 (WhatsApp)  - São Paulo | Brasil

© 2025 by Laila Merola.

Site criado por Ricardo Barbosa.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Visitantes

bottom of page